Sobre mim: o quê e onde estudei

janeiro 1, 2007 at 12:10 pm 24 comentários

avatar1.jpgO quê e onde estudei:

Este é o meu novo blog, sou médico atendendo em Nova Friburgo e Bom Jardim(RJ) , trabalhando com Medicina Homeopática, Acupuntura Médica e Terapia Biográfica.

Natural de São Gonçalo (RJ), nasci em 1965, estudei no Colégio Municipal Presidente Castello Branco até a oitava série. Fiz o Ensino Médio (no meu tempo chamava-se Segundo Grau) em Niterói, no Instituto Gay-Lussac. Passei no Vestibular para Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estudei até 1989.

Em 1987, ainda durante a Faculdade, entrei para a Escola de Psicanálise de Niterói (já destruída por sucessivas dissidências), onde participei do curso de formação de Psicanalistas por 2 anos.

Após graduar-me como médico, porém, decidi trabalhar como Pediatra (especialidade em que fiz internato), abandonando a prática de Psicanalista. Devo a meus estudos em Psicanálise a capacidade de ouvir os pacientes de forma a reconhecer o que necessita ser tratado em cada caso.

Em 1993 fui aprovado no Concurso para Título de Especialista em Pediatria, da Sociedade Brasileira de Pediatria, tornando-me Especialista em Pediatria.

Em 1990 comecei o Curso de Especialização em Homeopatia da Sociedade de Homeopatia do Estado do Rio de Janeiro (SOHERJ), mas, após 1 ano, resolvi mudar para o curso do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB), a mais tradicional escola de Homeopatia do país, fundada há mais de 100 anos, onde concluí em 1993.

Em 1994 participei do Curso de Fitoterapia promovido pela AFHERJ (Associação de Farmacêuticos Homeopatas do Estado do Rio de Janeiro).

Em 1997 fui a Kathmandu, no Nepal, onde trabalhei voluntariamente no Himalayan Healing Centre, fundação assistencial mantida pelo Lama Gangchen Rimpoche. Nessa oportunidade, entrei em contato com diversos ramos da Medicina Oriental, como Medicina Ayurvedica, Medicina Tibetana, Yogaterapia, … e fiquei fascinado pelos métodos usados e resultados obtidos em muitos, milhões mesmo, de pacientes. Fiz diversos cursos lá e, desde então, estou destrinchando os detalhes nas dezenas de livros que comprei lá (não sou rico, os livros lá no Nepal e na Índia são baratos demais!), tiro as dúvidas (que não são poucas) com os meus professores de lá (Dr. Rajesh e Dr. Koiralla). Contudo, o que mais ficou desta experiência foi a forma de atender o paciente, como um ser humano integral, que sente dor, que sente emoções, que tem doenças orgânicas mas continua sendo uma pessoa que sofre.

Em 1998 comecei a Pós-Graduação em Acupuntura e Eletroacupuntura na ABACO (Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental), no Rio de Janeiro, tendo concluído em agosto de 2000.

Em 2000, participei de um curso de introdução à Antroposofia, promovido pelo GAIA – RJ (Grupo de Iniciativas Antroposóficas do Rio de Janeiro). Voltei em 2006 para fazer o curso de Fundamentação em Antroposofia.

A partir de 2000 comecei a participar do workshop do GEHSH (Grupo de Estudos Homeopáticos Samuel Hahnemann), no Rio de Janeiro, sob a coordenação do “Tio” Aldo Farias Dias, um Mestre no sentido mais amplo da palavra! E participei do workshop até dezembro de 2005. Sinto falta…

Em 2005, trouxemos o “Tio” Aldo para um Seminário em Nova Friburgo, e isso gerou um grupo, que batizamos de Hydrogenium, pelo desejo de ser um com o todo, e estamos reestudando os medicamentos homeopáticos pela Abordagem Sistêmica e fazendo patogenesias.

Desde 2005 participo do curso de Formação em Terapia Biográfica, promovido pelo Núcleo de Formação Biográfica de Minas Gerais, sob a coordenação das professoras Angélica Justo e Berenice von Rückert. Com este curso, retorno às origens de minha carreira, quando meu interesse principal era a Psicanálise.

Em 2006 iniciei uma outra especialização em Plantas Medicinais, desta vez na UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Sou professor de Acupuntura no curso de Pós-Graduação em Acupuntura do Instituto Flor de Lótus, em Nova Friburgo.

Meu trabalho, além de lecionar, é realizado basicamente em consultório médico, com Homeopatia, Acupuntura e Psicoterapia. No fundo, sou um Clínico Geral à moda antiga, que atende pacientes com as mais diferentes queixas, como alergias, doenças reumáticas, depressão, problemas emocionais, nenéns com cólica, refluxo, etc. Isto torna minha prática sempre dinâmica, porque eu nunca sei que tipo de queixa me aguarda quando eu chamar o próximo paciente, a única certeza é que eu vou atender uma PESSOA que sofre e quer solução para seus sofrimentos.

Atualmente, também organizo cursos e workshops de autodesenvolvimento, e o próximo a começar chama-se Tecendo o Fio do Destino.

Anúncios

Entry filed under: acupuntura, homeopatia, marcelo guerra, psicoterapia, terapia, terapia biográfica.

Homens não são ratos A Letra como Semente

24 Comentários Add your own

  • 1. elisabetecunha  |  fevereiro 9, 2007 às 11:36 am

    Marcelo, fiquei muito feliz com seu retorno. Obrigada pela atenção dada.Estarei sempre te acompanhando, espero que enha gostado do ENCANTO e me visite sempre.
    Amanhã irei para JAUÁ , é uma praia linda no litoral norte,e vou seguir o seu conselho….. Tirarei fotos, em breve mostro no meu blog.
    Quanto a homeopatia, ela pode ser usada conjuntamente com a alopatia?
    me responde, estou esperando…..um beijo baiano!!!
    *Quando tiver um tempinho, dê uma passeada pelo meu blog, tem posts interessantes!!!!!!

    Responder
  • 2. Marcelo Guerra  |  fevereiro 9, 2007 às 4:15 pm

    Não há grande problema em associar alopatia e homeopatia. Boa viagem! (Inveja….)

    Responder
  • 3. Danny Barros  |  fevereiro 25, 2007 às 2:45 pm

    Olá já assinei seu feed, vou voltar depois… sou Dentista, mas gosto muito de homeopatia… depois me faça uma visita, de puder troarmos idéias de homeopatia na odontologia…
    http://saudebucal.wordpress.com
    obrigada

    Responder
  • 4. kelsamer figueira da silva  |  abril 17, 2007 às 9:26 pm

    gostei muito/parabens por tudo

    Responder
  • 5. soraya akves souza  |  abril 23, 2007 às 9:52 pm

    Gostei de passar pelo seu blog (via ana branco), vc é do bem,cara!

    Responder
  • 6. Manuela  |  junho 19, 2007 às 6:41 pm

    Olá Marcelo!
    Aqui estou retribuindo a sua visita e para lhe dizer que também gostei do seu blog e estarei visitando, aliás já o linkei tambem no meu!
    É sempre bom ver cada vez mais pessoas falando e divulgando este tipo de matérias… vamos derrubar tabús e preconceitos!
    Força!

    Responder
  • 7. elisabetecunha  |  julho 15, 2007 às 2:36 am

    Cada vez que leio sobre vc ,me encanta mais sua trajetória de vida. Admiro você profundamente.
    Educação e Saúde dupla fundamental par uma vida digna.
    beijos!

    Responder
  • 8. hector villa garcia  |  setembro 1, 2007 às 5:30 am

    Sou medico, queria saber se posso fazer a especial. em Acupuntura e Psicanalise, abc, e Parabens!

    Responder
  • 9. Marcelo Guerra  |  setembro 1, 2007 às 7:14 pm

    Hector, pode sim.

    Responder
  • 10. Rafael Reinehr  |  setembro 14, 2007 às 6:54 pm

    Salve Marcelo. Bela trajetória a sua. Vejo que não páras de te aperfeiçoar, isso é magnífico.

    Um abraço fraterno e até sempre.

    Responder
  • 11. Maria Luiza Azevedo  |  setembro 20, 2007 às 10:21 pm

    Ainda nao nos conhecemos, mas me parece que estamos fadados a isso. Vou te explicar o porque. Pela segunda ou terceira vez ao pesquisar assuntos diferentes na internet acabo me deparando com voce. Ha alguns meses, apesar de nao estar ligada no assunto ouvi alguem num salao de manicure falando sobre voce, otimamente bem por sinal. Ocorre que tb sou homeopata e prestei atencao na conversa pq sempre é interessante a gente saber o que os pacientes falam de seus medicos. Como estou vindo aos poucos do Rio para Nova Friburgo, nao conheco os medicos daqui e fico meio a margem dos acontecimentos da classe, seja dentro da homeopatia ou nao.Aih, hoje ao procurar algum local que pudesse preparar refeicoes vegetarianas para minha filha cheguei logo de cara num site que leva a voce.Nao pude resistir entao e te mando este post e aproveito a “coincidencia”para te mandar um alo. Estou no Day Hospital e na Mater Dei iniciando minha carreira friburguense ao mesmo tempo que completo 30 anos de formada!(alguma hora vc ia saber que nao se trata de uma gatinha tentando contato,heheheh). Um abraco e aguardo pela oportunidade de trocarmos umas figurinhas. MAria Luiza Azevedo

    Responder
  • 12. Marcelo Guerra  |  setembro 21, 2007 às 1:13 pm

    Maria Luiza,
    seja bem vinda!!!! Vou entrar em contato para trocarmos figurinhas. Grande abraço!

    Responder
  • 13. ritacosta  |  setembro 26, 2007 às 6:36 pm

    gostei muito de sabber do seu blog eser natural de sao gonçalo ; local aonde resido. gostaria de saber se pretende fazer algum curso em soa gonçalo ou niteroi sobre tecendo o fio do destino e o que e processode ser/?

    Responder
  • 14. Ligia  |  outubro 30, 2007 às 9:30 pm

    GOsto muito de tudo relacionado ao ser humano,e cheguei nesse site,e fui me admirando e me bateu a curiosidade em saber quem é Marcelo.FIquei maravilhada ,com sua trajetória de vida9Apaixonante) e lendo o relato de Maria LUiza ri muito,pois tb tenho mais de vinte anos de formada,´so que sou farmcaeutica bioquimica,acabando curso de acupuntura e mudando de vida .
    LIgia

    Responder
  • 15. Marcelo Guerra  |  novembro 3, 2007 às 12:38 pm

    Rita, entre em http://www.terapiabiografica.com.br
    Vamos começar um curso em novembro no Rio de Janeiro. No site tem os detalhes. Grande abraço.

    Responder
  • 16. Marcelo Guerra  |  novembro 3, 2007 às 12:39 pm

    Oi Lígia, bem vinda ao mundo das agulhinhas!

    Responder
  • 17. tamillys Camilo  |  maio 21, 2008 às 10:35 am

    Olá Marcelo,sou futura estudante de Medicina e gostaria q vc ,como médico, me falasse um pouco sobre a sua vida como profissional,se é mto estressante,se vc dá mto plantões,esse tipo de coisa…Obrigada!!

    Responder
  • 18. Marcelo Guerra  |  maio 21, 2008 às 1:20 pm

    Oi Tamillys,
    Ser médico hoje implica em trabalhar muito. Eu trabalho em consultório em Nova Friburgo e Teresópolis, e dou plantões 1 vez por semana em Pronto-Atendimento. É recompensador perceber como vc pode ajudar as pessoas. Siga em frente, colega!

    Responder
  • 19. Aline Negreiros  |  agosto 29, 2008 às 5:03 pm

    Olá Marcelo ! Entrei no seu blog por acaso, pois estou procurando por cursos de acupuntura, fitoterapia, medicina ayurvédica. Gostei muito da sua trajetória de vida e fico feliz em saber que você é uma exceção, pois faço trabalho voluntário numa comunidade e vejo o descaso dos médicos com a população. Parabéns, precisamos de alguém assim como você lá ! Sou nutricionista e tenho interesse em acupuntura, psicologia, fitoterapia, etc. Gostaria que você me enviasse as informações do curso que você ministra aulas.

    Responder
  • 20. jeje  |  novembro 10, 2009 às 10:05 pm

    Cada ser humano possui qualidades masculinas e femininas em sua psiquê, que nem sempre estão integradas e em harmonia. Esta vivência destina-se a perceber a quantas anda esse casamento dentro de cada um de nós, e o que podemos mudar para tornarmo-nos pessoas mais completas.

    Responder
  • 21. ana lucia salarini  |  julho 11, 2010 às 10:45 am

    oi, Marcelo, não sei como cheguei aqui no seu blog mas estou gostando de ver como vc curte o q faz. Vai fundo! Tchüss.

    Responder
  • 22. Maria Lisboa  |  janeiro 21, 2011 às 7:53 pm

    Olá Marcelo
    Não é piada ,mas um profissional assim como você o paciênte ao sair da consulta ja estará com 90% de seus problemas resolvidos.
    Você nasceu para a profissão escolhida,é por amor a carreira que você trabalha e pesquisa,coisa rara no seu meio de ação.
    TIve acesso ao seu blog,pois estou tentando procurar uma terapia alternativa,para nada muito grave,mas que incomoda,e muito( velhice)dores nas articulações do joelho e tornozelos.
    Moro no Rio, capital,nosso contato vai ser um pouco difícil,mas tenho certeza que terei a ajuda de Deus que colocará em meu caminho,um profissional como você.Beijos no seu coração.Muita Paz

    Responder
  • 23. Mara Rubia  |  agosto 23, 2011 às 6:02 pm

    Olá Dr. Marcelo.

    Primeiro quero parabenizá-lo pelo imenso currículo, e dizer que estou muito orgulhosa de vc ser da minha cidade(São Gonçalo)
    isso prova que aqui também da bons frutos. Estou super orgulhosa. Parabéns e que Deus sempre ti ilumine.
    Marubia
    23/08/2011

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Av. Alberto Braune, 99 cob. 5 - Centro - Nova Friburgo - RJ

Telefone

(22) 3066-1564

Assine o Informativo de Terapia Biográfica

Seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

RSS Terapia Biográfica

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Principais mensagens

Top Clicks

  • Nenhum

Mais sobre o mesmo


%d blogueiros gostam disto: